sexta-feira, 6 de abril de 2012

Atividades de escritórios-riscos e cuidados

Acidentes de trabalho e danos à propriedade nos escritórios são em número
e em gravidade  menores  que os de uma área de "chão de fábrica".

Isso não quer dizer que aqueles que trabalham na parte burocrática e
administrativa  das empresas não necessitem estar bem orientados para agir
em situações de emergência, para  eliminar condições inseguras ou tornar as
estações de trabalho adequadas de maneira a não causarem danos ao ultrapas-
sarem as limitações do corpo humano . Também  há necessidade do controle  
dos fatores ambientais nestes locais de trabalho.

Os escritórios, são hoje responsáveis por grande parte, senão a maioria
dos casos de registros de doenças profissionais e ou ocupacionais como
 LER e DORT.
A denominação LER foi sugerida pelo INSS em 06/08/1987 reconhecendo-a como doença do trabalho.


A implementação e execução de um programa de segurança não é atividade apenas  da CIPA, mas todos devem ser responsáveis: Diretores; Gerentes; Supervisores; Auxiliares etc.

Planos de ação


  • Rotas de fuga - ponto de encontro e contagem de funcionários;
  • Métodos de evacuação, sistemática de comunicação com Bombeiros ou Resgate;
  • Primeiros socorros a feridos e métodos de remoção dos mesmos;
  • Uso de extintores e hidrantes;
  • Ameaças e atentados;
  • Proteção de informações privadas da empresa etc.
O planejamento é a arma mais importante na luta contra imprevistos que podem levar
às tragédias.Equipes de emergência devem ser organizadas com funcionários dos
escritórios e treinadas constantemente.

Pontos específicos:
Equipamentos elétricos eletrônicos- o dimensionamento e manutenção de sistemas
elétricos mal feitos levam aos acidentes,devido às sobrecargas e falta de manutenção,
 além da improvisação, muito comum em nosso país.

Pontos importantes:

  • Verificar se há  tomadas adequadas e aterradas para cada equipamento.
  • existência de extensões elétricas em baixo de carpetes.
  • equipamentos sem o devido aterramento.
  • observar quadro de disjuntores identificados por setores.
  • Testar periodicamente os disjuntores e sua ativação ou desativação de energia. 
  • novos equipamentos em relação ao sistema elétrico existente.
  • reparos em equipamentos elétricos somente por pessoal técnico.
Ergonomia
Ergonomia é o estudo do relacionamento entre as pessoas, os equipamentos que eles usam e o ambiente físico em que trabalham.  Aplicando os princípios da ergonomia para o design, modificação e manutenção de ambientes de trabalho, obtem-se uma vantagem sobre o desempenho das pessoas  no trabalho a curto prazo e a  longo prazo na saúde e segurança. Deve-se principalmente:

Observar atentamente a postura e outras informações "in loco" :

  • as estações de trabalho  para cada tipo  de setor e segundo o biotipo do funcionário.


  • Troca de estações de trabalho já existentes e inadequadas.


  • Interrupções periódicas (segundo normas vigentes) para trabalhos repetitivos.


  • Relaxamento para todos os funcionários conforme tipo e duração do trabalho.


  • Outras medidas de acordo com o observado nos locais .


  • Mobiliário inadequadoPara trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e devem atender aos seguintes requisitos mínimos: 
    a) ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento;
    b) ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador;
    c) ter características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação adequados dos segmentos corporais.

    Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, a partir da análise ergonômica do trabalho, poderá ser exigido suporte para os pés que se adapte ao comprimento da perna do trabalhador.

    Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos os trabalhadores durante as pausas.

    Equipamentos dos postos de trabalho
    Todos os equipamentos que compõem um posto de trabalho devem estar adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.

    Nas atividades que envolvam leitura de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia deve:
    a) ser fornecido suporte adequado para documentos que possa ser ajustado proporcionando boa postura, visualização e operação, evitando movimentação freqüente do pescoço e fadiga visual;
    b) ser utilizado documento de fácil legibilidade sempre que possível, sendo vedada a utilização do papel brilhante, ou de qualquer outro tipo que provoque ofuscamento.

    Os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo devem observar o seguinte:
    a) condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente, protegendo-a contra reflexos, e proporcionar corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador;
    b) o teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas;
    c) a tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-tela, olho-teclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais;
    d) serem posicionados em superfícies de trabalho com altura ajustável.


    Condições ambientais

    observar atentamente  alguns agentes de risco em escritórios:
    • Vapores e gases oriundo de maquinas copiadoras;
    • Gás liquefeito de petróleo proveniente de mini cozinhas;
    • Emanações de substâncias químicas usadas na cola de carpetes;
    • Monóxido de carbono proveniente de cigarros;
    • Emanações conduzidas de outras áreas de atividade por meio do sistema de ar condicionado;
    • Microorganismos oriundo de pessoas gripadas etc.
    Verificações rotineiras

    Permitam avaliar  agentes de riscos e condições perigosas" que possam surgir ou já
    estão presentes  no ambiente do trabalho através de inspeções semanais ou auditorias

    Mente e corpo

    Para ser eficaz o programa de planejamento visando a segurança deve atentar para fatores que eventualmente possam vir a prejudicar o equilíbrio emocional dos funcionários .Alguns dos fatores a serem considerados como causa de  "stress" são :
    Outros fatores importantes:

    -Os projetos de iluminação dos ambientes de trabalho raramente se preocupam com o tipo de tarefa que será realizada no local mesmo existindo a exigência legal da NBR-5413 (Norma de Iluminação) NR-9 (Norma de Prevenção de Riscos Ambientais).
    A Tabela abaixo apresenta alguns níveis de iluminância necessários a alguns ambientes e tarefas.





    NÍVEIS DE ILUMINÂNCIA PARA INTERIORES (NBR-5413)
    AMBIENTE OU TRABALHOLUX
    Sala de espera100
    Garagem, residência, restaurante150
    Depósito, indústria (comum)200
    Sala de aula300
    Lojas, laboratórios, escritórios500
    Sala de desenho (alta precisão)1.000
    Serviços de muito alta precisão2.000


    1. Excesso de luz é um problema comum nas empresas e nos escritórios. Muita luz, no entanto, não significa luz adequada. Pelo contrário, pode atrapalhar e gerar uma sensação de desconforto.
    2. O limite mínimo também deve ser observado. A iluminação da área de trabalho deve apresentar, no mínimo, 500 luxes, o que é fiscalizado pelo Ministério do Trabalho.
    3. Além da iluminação geral, algumas atividades exigem uma iluminação mais pontual na mesa de trabalho (desklight).
    4. O excesso da luz solar deve ser controlado com cortinas e persianas. Há uma tendência em se aproveitar a luz natural, sempre complementando-a com a iluminação artificial.
    5. Ao longo do dia, as pessoas têm necessidades diferentes - normalmente decrescentes - de iluminação. Identificar essa variação pode ajudar no rendimento do trabalho.
    6. Iluminação com cores diferentes torna o ambiente de trabalho menos monótono, causando uma sensação de bem-estar.
    7. Também é possível utilizar recursos de iluminação em paredes, para torná-las mais aconchegantes.
    8. O computador nunca deve receber a luz natural da janela diretamente na tela. O ofuscamento prejudica a concentração e a saúde.
    9. Pesquisa feita nos Estados Unidos demonstrou que aqueles que ficavam perto de janelas tinham 23% menos queixa de dor nas costas, dor de cabeça e exaustão.
    10. Remova lâmpadas onde há mais luz do que o necessário, mas certifique-se de manter uma iluminação boa em locais de trabalho para não prejudicar seu desempenho ou evitar acidentes (áreas com máquinas).
    11. Realizando a limpeza de paredes, tetos e pisos e utilizar cores claras no ambiente de trabalho e estudo, melhoram a iluminação do local e você se sentirá mais confortável e disposto no seu local de trabalho.
    Condições acústicas desfavoráveis Ruídos muito intensos ou constantes tendem a produzir aumento da sensação de cansaço e de desgaste. a mensuração do nível de ruído é feita com um equipamento especial, somente acessível para os profissionais de segurança e saúde ocupacional. No entanto, você pode adotar algumas medidas práticas de avaliação.

    São fontes comuns de ruídos incomodativos e estressantes, em escritório, que podem ser eliminados:
    O tráfego
    O aparelho de ar condicionado
    Campainhas dos telefones
    Ventoinhas do computador, com defeito
    Impressoras matriciais
    Luzes fluorescentes com defeito
    Conversas paralelas em telefones
    Condições térmicas extremas,


    Excessivo número de horas-extras Sobrecarga de trabalho pela desproporção entre a quantidade de produção e o número de funcionários necessário para realizá-la.

    Outras situações que costumam ocorrer com uma certa freqüéncia são os escorregões e quedas
    Para evitar escorregões e quedas
    •Limpe e enxugue imediatamente qualquer respingo.
    •Isole as áreas molhadas até que estejam totalmente secas.
    •Mantenha os acessos e áreas de trabalho livres de objetos.
    •Verifique se os tapetes estão soltos e corrija os pisos irregulares.
    •Elimine extensões e cabos que estão soltos pelo chão.
    •Nunca improvise escadas com caixas, prateleiras ou cadeiras.
    •Use sempre uma escada para alcançar qualquer coisa que não esteja ao seu alcance.
    •Verifique se a escada esta em perfeitas condições ante de usá-la.

    Outros cuidados
    -Feche as gavetas e extensões de mesas quando não estiverem usando,use

    uma gaveta de cada vez.não bata as gavetas para fechá-las.Evite o esmaga-
    mento de dedos.
     -Cuidado com cabelos soltos e roupas largas próximo às máquinas. -Tenha cuidado com cortadores de papel e outras ferramentas afiadas.
    -Não rode ou corra sentado nas cadeiras com rodinhas e evite inclinar-se em demasia para pegar
    objetos no chão.
    -não leia e caminhe ao mesmo tempo.
    -observe o caminho.
    -não permaneça em frente a portas que abrem na sua direção.
    -não jogue fósforos ou cigarros acesos em cestas de lixo.
    ainda é importante salientar:
    importância - de colocar os itens mais importantes nos locais mais vantajosos ou acessíveis;
    frequência de uso - de colocar os itens mais utilizados dentro de fácil alcance;
    função - materiais e equipamentos com funções intimamente relacionados devem ser agrupados;
    seqüência de utilização - materiais e equipamentos que são comumente usados ​​em seqüência deve ser agrupados;
    trabalho / horários de descanso - tarefas de trabalho deve ser variada para mudar a posição do corpo e atividades mentais. 
     posicionamento ideal - materiais e equipamentos de posicionamento para reduzir os perigos físicos e usabilidade aumento, por exemplo, a colocação de um suporte para documentos na frente de uma pessoa, se ele é visto mais freqüentemente do que o monitor, eliminando o brilho em telas de computador por monitores posicionamento paralelas para luminárias e na ângulos retos para     o Windows.

    Ambiente de trabalho - fatores negativos...
    • Falta de definição da função; inexistência de políticas definidas e claras;
    • Instruções confusas e não objetivas;
    • Falta de entendimento das metas e objetivos da empresa;
    • Falta de programa de treinamento;
    • Não participação do funcionário em decisões que o afetam diretamente;
    • Ausência de um procedimento objetivo de avaliação de desempenho;
    • Ausência de planos de carreiras ou progresso pessoal;
    • Muitos níveis hierárquicos e falta de liderança de gerentes e supervisores etc.
    O ambiente entre os colegas de trabalho também é um fator importante. Pessoas que trabalham em grupos cujos componentes se suportam e auxiliam mutuamente, tendem a adoecer menos. Competição acirrada e medo de demissão, quando potencializados pela ação de um chefe de setor não treinado na arte de conduzir pessoas e de influenciá-las, de maneira positiva, tendem a ser fontes potenciais de "epidemias" de L.E.R.
    Assista a um video sobre o assunto no endereço abaixo:
    http://www.youtube.com/watch?v=AAOGWMsizkA.

    Veja também postagem de maio de 2014 -
    http://trabalhoacidentezero.blogspot.com.br/2014/05/ergonomia-estudo-e-link-para.html


    2 comentários:

    1. Conheci o blog e parabenizo pelos excelentes artigos. São de grande valia.

      ResponderExcluir
    2. Excelente artigo. è de grande valia e fonte de pesquisa.

      ResponderExcluir

    Deixe seu comentário/crítica aqui: